Agenda Zumbi + 10 – Diversidade é nosso valor

Dez anos após a fundação e instalação da primeira faculdade criada e dirigida por negros, a Faculdade Zumbi dos Palmares está consolidada como o agente de transformação para a inclusão de jovens negros na vida acadêmica, no mercado de trabalho e nas agendas de políticas públicas e políticas corporativas no Brasil.

A inclusão de um milhão de negros formados nas universidades, seja pelo sistema de cotas, créditos educativos ou iniciativas como a Zumbi dos Palmares, proporciona uma nova realidade nos ambientes intelectual e corporativo, cria uma nova classe média de afrodescendentes e oportunidades de integração da diversidade.

Para esse momento de transformação, a Zumbi dos Palmares renova seu compromisso com a sociedade brasileira e os afrodescendentes para continuar sendo o agente provocativo de conscientização da igualdade racial.

Para os próximos dez anos, a Zumbi dos Palmares projeta sua expansão definindo as seguintes metas:

 

 

Zumbi Digital

  • Sistema de Gestão de Processos Administrativos e Acadêmico, com tecnologia de ponta.
  • A FZP passa a promover seus cursos universitários na modalidade de Ensino A Distância (EAD), ampliando o acesso de milhares de jovens de baixa renda no mundo acadêmico.
 

Centro de Pós-Graduação e Produção Científica

Criação da Pós-Graduação, especialização e o mestrado em Relações Étnico-raciais em parceria com universidades reconhecidas no país.
 

Incubadora de Negócios e Tecnologia

Iniciativa para incluir o negro no universo da criação e desenvolvimento das ciências e tecnologia, com inclusão digital verticalizada, para atender as demandas de vários segmentos econômicos no Brasil. Esse será um ambiente contínuo para empreendedorismo.
 

Portal de Talentos Afrobrasileiros

Um ambiente virtual com um banco de dados de jovens talentos disponíveis para o mercado de trabalho, que poderá ser acessado por instituições e da iniciativa privada.
 

Centro Internacional de Pesquisa – Observatório da População Negra: Segunda Etapa

O veículo de pesquisa e coleta de dados dos afrodescendentes, o Observatório continuará produzindo informações e conhecimentos para ajudar na criação de políticas públicas de inclusão, propostas e discussões sobre a realidade do negro no Brasil. Agora, com a perspectiva de desenvolvimento de plataforma tecnológica própria e a continuidade das parcerias com duas Secretarias da Presidência da República – SAE- Secretaria de Assuntos Estratégicos e SEPPIR – Secretaria Políticas de Promoção de Igualdade Racial.
 

Feira Afroétnica

Uma iniciativa que vai reunir, por quatro dias em novembro de 2013, uma degustação de todas as oportunidades de inclusão do negro. Será um espaço para interesses convergentes em artes, empreendedorismo, políticas públicas, gastronomia, cultura de raiz. Um fórum vivo de diversidade e espaço conceito para os próximos 10 anos.
Museu da Memória da História e Cultura Afrobrasileira Criação de um museu interativo e moderno, com tecnologia digital, reunindo acervo histórico da cultura negra.
Companhias Atlética e de Artes e Espetáculos
  • Esportes;
  • Corpo de Dança
  • Capoeira como expressão da cultura afro, inserida na grade curricular do ensino médio, como atividade física, qualidade de vida, desenvolvimento de raciocínio e habilidades. O objetivo é montar competições nas escolas e universidades com patrocínio da iniciativa privada e apoio institucional dos governos municipal, estadual e federal, para promover a criação de uma liga de Capoeira, como opção ao UFC e artes orientais.
 

Relações Internacionais

  • O convênio com as dez universidades americanas e três angolanas historicamente negras propiciou o intercâmbio dos estudantes e a formalização da representação legal dessas instituições. A Zumbi dos Palmares passa a ser representada fora do território nacional por essas universidades americanas e, aqui no Brasil, a Zumbi as representará;
  • Ensino da língua inglesa.
 

Sede Definitiva

Hoje a Faculdade Zumbi dos Palmares está localizada em uma parte do terreno ocupada pelo extinto Clube de Regatas Tietê.

 

A Faculdade Zumbi dos Palmares acredita na competitividade, no combate a desigualdade, no diferencial de talentos e na agregação de valor com a inclusão dos afrodescendentes no mercado de trabalho, nos ambientes corporativos, nas ações de empreendedorismo e na vida acadêmica. Ações convergentes que geram uma sociedade mais justa, igualitária e com meritocracia. Independente de cor e raça. Esse é o Brasil feito por brasileiros.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s