Obesidade, emagrecimento e regimes: como criar obesos do berço ao infarto

O cirurgião cardiovascular Roberto Rocha e Silva desafia o cidadão a ter uma vida saudável e preservar o coração, principalmente combatendo a obesidade e praticando exercícios físicos. No livro “Querido Coração”, o cirurgião explica, de maneira clara e direta, os malefícios da alimentação inadequada e do sedentarismo.

“A obesidade sozinha já é um fator de risco, e sua presença leva ao sedentarismo pela dificuldade de fazer exercícios. Além disso, a alimentação inadequada do obeso facilita a elevação do colesterol. O obeso está mais sujeito ao diabetes, e, quando surge, a doença geralmente é mais precoce e de mais difícil controle. Finalmente, a obesidade está associada à hipertensão. Logo, a obesidade está relacionada direta ou indiretamente a cinco dos sete fatores de risco”, explica Dr Roberto Rocha e Silva.

E critica as dietas da moda: “Os regimes são uma invenção do século XX. Aliás, uma das piores! E parece que vão continuar por esse novo século adentro. Quantos regimes você conhece? Ou melhor, de quantos regimes diferentes você já ouviu falar?

Com certeza, ao menos um regime por ano emplaca nas livrarias. Muitos são sucessos de vendas, best-sellers! Um trabalho de conscientização familiar com mudanças permanentes na oferta de alimentos pode resultar no início de um programa coletivo de redução de peso sustentado”, insiste o médico.

O livro “Querido Coração” é destinado a todas as pessoas, de qualquer idade, para conscientização das ações positivas para proteger o coração dos fatores de risco. O livro vem em letras vermelhas, cor do sangue que deve percorrer o corpo.

“Quando opero um paciente obeso, antes de chegar às coronárias deparo com uma espessa capa de gordura amarelada em volta do coração. Não é uma visão agradável. Mas o pior é quando abro a artéria do coração sobre que tem uma placa de gordura. O perigo, não raro de acontecer, é quando se abre a cápsula onde se aloja a gordura e esta escorre, pegajosa e semiliquefeita, para o interior da artéria. Não deixe que isso aconteça com você!”, escreve o autor.


dr. robertoSobre o autor – Dr. Roberto Rocha e Silva é membro da Unidade Cirúrgica do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. É especialista em cirurgia de revascularização do miocárdio sem circulação extracorpórea (CEC) e chefia a equipe de cirurgia cardiovascular que atua no Hospital Pitangueiras do Grupo SOBAM e no Hospital Paulo Sacramento do Grupo Intermédica. É a terceira equipe brasileira credenciada para realizar Cirurgias Minimamente Invasivas (no inglês, MIS) com o uso de Cateter Aórtico (EndoClamp®).

 

 “Querido Coração” – Autor: Roberto Rocha e Silva

Editora – Metalivros   Preço de capa: R$ 19,90


Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ (11) 3253-0586/ 9 99731474

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s