Portal ABJ quer interagir com comunidade jurídica

Marcelo Guedes Nunes

A disseminação de uma cultura de pesquisa empírica em direito no Brasil é um trabalho coletivo e de longo prazo. O sucesso dessa empreitada depende primordialmente do engajamento das universidades, governo e iniciativa privada no financiamento de projetos e no treinamento de pessoas aptas a produzir e consumir pesquisas. As frentes são muitas e passam pela administração dos tribunais, legística, estudo de impacto regulatório, reologia do processo, prova estatística e outras tantas disciplinas que estão nascendo como subproduto da Jurimetria. 

Mas tão fundamental quanto esse engajamento das grandes instituições é a criação de espaços nos quais os interessados na matéria possam interagir, acompanhar as novidades e promover um salutar escambo de pensamentos. A pesquisa empírica em geral e em especial a Jurimetria são produtos da conjunção de áreas do conhecimento que não estão acostumadas a conversar. Direito, estatística e computação necessitam de um ambiente no qual essa interação possa ser promovida da forma livre e desburocratizada, uma vez que estamos diante de uma ciência ainda em construção, sobre a qual depositamos grandes esperanças, mas da qual ainda não conhecemos o suficiente.

            A ABJ é uma das instituições que vem se dedicando com afinco e (queremos acreditar) com sucesso a essa tarefa no Brasil. Por tal razão, muitos colegas nos procuram e perguntam sobre as pesquisas da ABJ. Onde elas estariam e como se pode ter acesso? A ABJ é uma instituição nova que vive de patrocínio, trabalho voluntário e venda de pesquisas sob encomenda, sendo que parte substancial de nosso trabalho não tem na divulgação acadêmica seu destino principal. Todos os que nos procuraram até hoje foram atendidos e municiados com o planejamento, hipóteses de trabalho e objetivos das pesquisas, bem como dos resultados e inclusive das bases de dados, desde que obviamente não haja empecilhos contratuais ou legais.

Esse contato pessoal, no entanto, sempre nos provocou a pensar sobre a criação de uma via mais ampla através da qual os produtos do Laboratório de Jurimetria pudessem não só ser divulgados, mas testados e debatidos com a comunidade antes de serem concluídos. Daí a idéia de criarmos um portal de Jurimetria (http://portal.abjur.org.br) onde os pesquisadores e técnicos da ABJ pudessem deixar momentaneamente suas masmorras computacionais para falar sobre seu trabalho, abrindo espaço também para que outros pesquisadores possam depositar ali suas idéias, esperanças e aflições.

Além de tudo, o portal tem a cara e o espírito da ABJ. Ele é tecnológico, avesso à prolixidade, sempre em fase de construção, dinâmico, informal, interativo e despretensioso na melhor acepção desse termo. No portal os interessados podem divulgar resultados preliminares de trabalhos ainda não concluídos, formular dúvidas, receber comentários sobre papers e capítulos de livros em desenvolvimento e testar argumentos. Trata-se de um espaço aberto para um intercâmbio dinâmico e atual de idéias, no qual estatísticos, juristas, estudantes, economistas, administradores, sociólogos, cientistas políticos e curiosos poderão acompanhar a evolução desse cenário e depositar suas contribuições na forma de posts, críticas e sugestões.

Para auxiliar na organização do material e na produção de conteúdo nosso portal conta com um brilhante Conselho Editorial, integrado por pesquisadores da estatística e do direito que periodicamente irão postar material, responderão dúvidas e acompanharão eventuais debates. O espaço é aberto para comentários não ofensivos e aqueles que queiram contribuir com posts de autoria própria podem encaminhar o material para o Conselho Editorial, que verificará a melhor forma e momento de divulgar o conteúdo.

Esperamos sinceramente que a abertura desse novo canal de comunicação permita que todos se divirtam e aprendam tanto quanto nós.

Marcelo Guedes Nunes, presidente da Associação Brasileira de Jurimetria/Laboratório de Jurimetria

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: