Portal ABJ uma ferramenta jurídica para a sociedade brasileira

A Associação Brasileira de Jurimetria lança um Portal para divulgar suas pesquisas e interagir com a comunidade jurídica com o objetivo de auxiliar os poderes (executivo, legislativo e judiciário) a ter um novo olhar sobre as conseqüências das leis sobre a sociedade.

O Portal da Jurimetria (http://portal.abjur.org.br) lançado na abertura do 4º Seminário Internacional de Jurimetria, Direito e Estatística traz três trabalhos: Falência e recuperação; Justiça em números interativos; e sobre inferências e causalidades.

Imagem“A disseminação de uma cultura de pesquisa empírica em direito no Brasil é um trabalho coletivo e de longo prazo. O sucesso dessa empreitada depende primordialmente do engajamento das universidades, governo e iniciativa privada no financiamento de projetos e no treinamento de pessoas aptas a produzir e consumir pesquisas. Mas tão fundamental quanto esse engajamento das grandes instituições é a criação de espaços nos quais os interessados na matéria possam interagir, acompanhar as novidades e promover um salutar escambo de pensamentos” explica Marcelo Guedes Nunes, presidente da ABJ.

A pesquisa empírica em geral e em especial a Jurimetria são produtos da conjunção de áreas do conhecimento que não estão acostumadas a conversar. “Direito, estatística e computação necessitam de um ambiente no qual essa interação possa ser promovida da forma livre e desburocratizada, uma vez que estamos diante de uma ciência ainda em construção, sobre a qual depositamos grandes esperanças, mas da qual ainda não conhecemos o suficiente”, complementa.

No seminário, Dr Julio Trecenti, diretor da ABJ, apresentou uma pesquisa encomendada pelo CNJ sobre adoção no país. O trabalho do Laboratório de Jurimetria mostrou que simples ajustes na idade mínima no Cadastro Nacional de Adoção diminuiria ou até acabaria com a fila de crianças para adoção.

Portal da Jurimetria – http://portal.abjur.org.br

Fonte – Marcelo Guedes Nunes – presidente ABJ

 

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ Tel (11) 3253-0586

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: