Jurimetria é a estatística aplicada ao Direito

Amanhã, dia 29 de maio, é comemorado o Dia do Estatístico, o profissional é capaz de utilizar técnicas para fazer levantamentos e análises de informações, planejar e realizar experimentos e pesquisas em vários setores, além de formular e promover a solução dos problemas mais complicados relativos à otimização de processos. A Jurimetria é a aplicação de métodos quantitativos e da estatística no Direito.

A ABJ (Associação Brasileira de Jurimetria) é uma entidade sem fins lucrativos, formada por pesquisadores do direito e da matemática, que tem por objetivo investigar e incentivar a aplicação da estatística e da probabilidade no estudo do direito e de suas instituições.

Para o presidente da ABJ, Marcelo Guedes Nunes, a Jurimetria é “uma nova e poderosa ferramenta capaz de entender qual a evolução de uma lei e como pode ser explicada pelas transformações na sociedade, quais as falhas na legislação ou deficiências na administração da Justiça que podem ser adequadas”.

A ABJ tem um Portal da Jurimetria (http://portal.abjur.org.br) com divulgação de pesquisas e espaço para colaboração e comentários de advogados, acadêmicos e estatísticos. A entidade foi a única convidada da América Latina entre os nove centros de pesquisa que formarão a SELS Global, a primeira entidade mundial voltada para estudos estatísticos sobre o funcionamento do direito, que será formalizada nos dias 2 e 3 de junho, em Londres.

*** Se quiser entrevistar o presidente da ABJ, Marcelo Guedes Nunes, entrar em contato com Vera Moreira ou Ana Finatti, na assessoria de imprensa – (11) 3253-0856.  Há três estudos publicados no portal da Jurimetria que podem ser base para matérias sobre o assunto.

 

Portal da Jurimetria – http://portal.abjur.org.br

Fonte – Marcelo Guedes Nunes – presidente ABJ

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ Tel (11) 3253-0586/ veramoreira@veramoreira.com.br

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: