Portal ABJ publica estudo sobre danos morais

A Associação Brasileira de Jurimetria tem um Portal para divulgar pesquisas e interagir com a comunidade jurídica, com o objetivo de oferecer uma nova análise das consequências das leis sobre a sociedade.

ImagemO Portal da Jurimetria (http://portal.abjur.org.br) publica estudo sobre os danos morais, de autoria de Rafael Stern, bacharel em Estatística (IME-USP), em Direito (PUC-SP), mestre em Estatística (IME-USP) e PhD em Estatística (Carnegie Mellon University – EUA). O trabalho analisa o intervalo entre os recursos e quais as indenizações ajuizadas, foi baseado num caso norte americano, mas – segundo o autor – “esse tipo de informação é útil para, dentre outros, auxiliar estudantes do Direito a melhor comparar a gravidade de diferentes tipos de danos morais, fornecer a juízes um análogo ao valor de mercado para danos patrimoniais e ajudar advogados a melhor fixarem as expectativas de seus clientes quanto ao valor de indenização esperado e a decidirem o valor de indenização pedido”.

A pesquisa empírica em geral e em especial a Jurimetria são produtos da conjunção de áreas do conhecimento que não estão acostumadas a conversar. “Direito, estatística e computação necessitam de um ambiente no qual essa interação possa ser promovida da forma livre e desburocratizada, uma vez que estamos diante de uma ciência ainda em construção, sobre a qual depositamos grandes esperanças, mas da qual ainda não conhecemos o suficiente”, explica Marcelo Guedes Nunes, presidente da ABJ.

O Portal da Jurimetria traz mais três trabalhos: Falência e recuperação; Justiça em números interativos; e Sobre inferências e causalidades.

Portal da Jurimetria – http://portal.abjur.org.br

Fonte – Marcelo Guedes Nunes – presidente ABJ

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ Tel (11) 3253-0586

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: