Sete Fundamentos de combate à corrupção

É possível unir a sociedade civil, o empresariado e os poderes executivo, judiciário e legislative no combate à corrupção, como escreve o advogado inglês Bertrand De Speville, uma das maiores autoridades em estratégia e ação anticorrupção. Nos anos 90, ele foi responsável pela transformação de Hong Kong de uma sociedade entre as mais corruptas do mundo para uma das menores.

O livro de Speville, “Superando a Corrupção” (Ed. Arte & Ciência), que acaba de ser lançado no Brasil, com a explicação de sete fundamentos essenciais para o combate bem sucedido à corrupção em qualquer país e em quaisquer condições.

“É importante estudarmos sociedades que já estiveram imersas no que poderíamos chamar de “mar de corrupção”, de onde não parece haver saída nem solução, onde todos pareciam ser corruptos, mas depois de um tempo conseguiram se modificar, conseguiram se tornar menos corruptas até se tornarem modelos a serem seguidos”, diz Henrique Flory, que conheceu Speville em Harvard e traduziu o livro no Brasil.

O combate à corrupção necessita da integração de autoridades, cidadãos e empresários. Como pilares dessa ação, os sete fundamentos de Speville são:

. Vontadeter vontade política;

. Lei – leis fortes, incluindo claramente os delitos que refletem os valores da comunidade, poderes efetivos de investigação e normas de evidência para a denúncia e o processo dos acusados dos crimes de corrupção.

. Estratégia – a luta contra a corrupção requer três elementos: aplicação efetiva das leis; prevenção pela eliminação das oportunidades para a corrupção, nos sistemas e regulamentações; e educação pública com persuasão das pessoas para ajudar na luta contra a corrupção.

. Ação coordenada implementação de um corpo especializado em anticorrupção.

. Recursos recursos humanos e financeiros.

. Suporte Públicoa comunidade precisa estar envolvida desde o começo.

. Resistência – Todos precisam perceber que superar a corrupção vai levar tempo e uma vez posta sob controle, deverá assim permanecer.

“O que temos hoje pela frente parece mais do que uma façanha hercúlea, parece uma missão impossível. Mas ela só será impossível mesmo se ninguém tentar, se todos desistirem por considerem-na impossível”, conclui Henrique Flory.

 O livro “Superando a Corrupção” é vendido por R$ 38,00 em todo o país e a versão ebook está disponível na Amazon.

 Capa Livro - 1 MB

 

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa Editora Arte & Ciência / (11) 3253-0586

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: