Live Marketing no Agronegócio

*Helder Castro

 Antes de falarmos das atividades de Live Marketing no setor de agronegócio, precisamos conceituar o que é essa disciplina de comunicação e marketing. Academicamente, apenas para melhor compreensão, essa disciplina abrange todas as ações ou campanhas, onde o consumidor está numa relação direta com o produto, serviço ou marca, ao vivo, provocando experiências que os aproxime, gerando venda ou valor. Em outras palavras, significa o marketing vivo, ao vivo e em cores, que toca e interage com o público. Remete às atividades de marketing que proporcionam interlocução viva entre marcas e pessoas, provocando uma compreensão difereciada de produtos, serviços e branding.

A partir dessa explicação, entendemos porque live marketing é e deve ser parte de toda estratégia de marca, produto ou serviço. É a forma mais direta e imediata de se aproximar do consumidor, testar, aferir e consolidar as ações de marketing. O live marketing atua nos momentos mágicos, onde o consumidor pode vivenciar a verdade de uma marca. Acontece ali, ao vivo, sem filtros. Se for uma estratégia bem sucedida, bem implementada, pode influenciar de forma positiva na decisão de compra, na construção e defesa da marca. E, definitivamente,  posiciona a marca à frente dos concorrentes.

Quanto nos aproximamos do agronegócio, vimos a quantidade de empresas atuantes nesse setor, em produtos e serviços especializados, de implementos agrícolas à bancos, de defensivos à logística integrada. Num setor tão competitivo, avançado e consolidado, onde o live marketing pode atuar?

É condição primordial de sucesso gerar a proximidade das marcas com seus diversos públicos, promover a experimentação, difundir conhecimento e obter a preferência do cliente no momento da escolha. Aí entra o live marketing!

Sair do conforto do escritório de uma agência em São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo, e implementar ações de test drive de um veículo utilitário em terras distantes, onde o potencial comprador – um produtor – pode testar todas as features que o veículo pode proporcionar e, ali mesmo, assinar o contrato de financiamento para aquisição da caminhonete tão sonhada.

Promover um dia de campo, levando conhecimento técnico sobre novos defensivos que ajudam no combate de pragas e possibilitam expressivo aumento de produtividade em determinada cultura, além de estimular o network entre produtores, técnicos e marcas. Isso é live marketing!

Feiras agropecuárias, dia de campo, programas de marketing de incentivo para distribuidores e produtores, test drive de máquinas e veículos comerciais, viagens em grupo com fins de aprendizado, ferramentas online para acompanhamento do clima e auxílio na tomada de decisão, acesso a material técnico a distância, visita de especialistas para disseminar novas tecnologias, entres outros, são atividades onde o live marketing atua e contribui para o progresso do agronegócio.

É no campo que tudo acontece, é no campo que o live marketing deve atuar, auxiliando empresas, suas marcas, produtos e serviços, a se destacarem num mercado tão concorrido e profissional como o agronegócio no Brasil. Afinal, sucesso é sempre resultado de muito trabalho, suor e conquistas!

Helder Castro é publicitário e sócio da agência de propaganda Fit Live Marketing – www.fitlivemkt.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s