Espaço Cultural abre para valorizar artistas do Bixiga e Bela Vista

É num sobrado na Rua Conselheiro Carrão, construído em 1914, que a produtora cultural Dina Faria e os fotógrafos Thais Taverna e Marcello Vitorino abrem o Espaço de Cultura Bela Vista (ECBV), com a proposta de reunir os artistas conhecidos e de rua da comunidade do Bixiga, promover eventos, lançar produções independentes e montar oficinas de artes.

Desde os anos 50, a casa da Rua Conselheiro Carrão quase esquina com a Rui Barbosa, em frente ao Teatro Záccaro, registra a vida cultural do Bixiga. Lá o ativista cultural Walter Taverna teve um atelier para artesãos de móveis, teve cantina, pizzaria e idealizou o enorme bolo de aniversário da cidade de S.Paulo, o modelo da festa da Achiropita e recebeu inúmeros artistas – do samba, do teatro, da música, da literatura. Hoje, ele administra o SODEPRO – Sociedade de Defesa das Tradições e Progresso da Bela Vista.

A neta Thais Taverna, fotógrafa de cinema, recuperou o imóvel da família e montou o ECBV para promover os artistas do bairro – como Ozi Stncl e Gegê do Bixiga – e preservar o trabalho dos mais conhecidos, como Zé Celso Martinez com atores do Teatro Oficina e a escola de samba Vai Vai.

“Sempre estive no meio da memória do Bixiga por causa da família. Morei fora do Brasil e quando voltei sabia que era a hora de reinventar as tradições com as quais havia crescido. Como meu avô, prefiro a ação às palavras e logo comecei a movimentar a rede de amigos, a sua criatividade e meu conhecimento profissional para criar o ECBV – Espaço de Cultura Bela Vista. Criamos um novo espaço agregador de pessoas e ideias”, define Thais Taverna.

A inauguração do ECBV será dia 18 de janeiro, a partir das 14h, com performance de André da Silva e Kelvin Santarém, do serigrafista Luiz Tim Ernani, intervenções artísticas de Ana Teixeira, Ivan Morales Jr, Kboco e Ozi Stncl, fotos lambe-lambe com Thais Taverna e Marcello Vitorino, música com DJ Kãninana; e abertura da exposição Resistência com mostra de objetos do teatro Oficina (peça Os Sertões e carta de Zé Celso Martinez), fantasias da Vai Vai e obras do Gegê do Bixiga e Marcelo Peres. A exposição vai até 8 de março e mostra como os artistas do bairro lutaram contra a exploração imobiliária e se uniram para manter a vida boêmia, gastronômica e cultural do Bixiga/Bela Vista.

Convite

ECBV – Espaço de Cultura Bela Vista

Aberto de quarta a domingo, das 10h às 18h – Gratuito

Inauguração- 18 de janeiro – a partir das 14h

Rua Conselheiro Carrão, 374   www.ecbv.art.br

Vera Moreira/ Assessora de Imprensa/ 3253-0729  e 9 9973-1474

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s