Fundador da Certificadora BCS Öko-Garantie defende equivalência de certificações

O pioneiro na organização de produtores orgânicos e fundador da certificadora BCS Öko-Garantie do Brasil, Peter Grosh, esteve no Brasil em junho como palestrante de honra do 11º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável – Bio Brazil Fair | Biofach América Latina, onde defendeu a padronização internacional dos critérios para certificação orgânica, facilitando a equivalência de selos e a comercialização entre países.

Por ser o grande articulador da organização dos produtores por ter sido a primeira certificadora homologadaFoto Nathan 11 na Alemanha especializada no segmento de orgânicos, a BCS de Peter Grosh é uma das maiores do mundo, com 250 funcionários em escritórios espalhados por 25 países, que atendem 3.500 clientes, sendo 450 mil operadores certificados em 80 países. Por ter uma dimensão do fluxo de todos os negócios da cadeia de orgânicos no mundo, Peter acredita que a tendência do desenvolvimento da produção orgânica internacional precisa passar pela padronização dos critérios de certificação e a equivalência das certificações. Ele comentou que a União Europeia dá muito valor à certificação do produto orgânico através de analises enquanto o mais adequado é certificar todo o processo, do campo à indústria, como sistema de controle eficaz.

Peter Grosh salientou que não é possível fazer concessões, pois é preciso garantir a segurança alimentar, seja para produtos orgânicos ou convencionais. Enquanto o mundo todo discute os alimentos, da exposição universal à ONU, as certificadoras atuam como guardiães da qualidade para os consumidores, por isso é tão importante brigar por uma regulamentação mundial para toda cadeia de alimentos.

Empresa reposiciona estratégia no Brasil

A Kiwa BCS Öko-Garantie reuniu seus executivos das operações na América Latina para reformular a unidade de negócios no Brasil, começando pela mudança da sede – da cidade do interior paulista de Piracicaba para Florianópolis, capital de Santa Catarina e pólo estratégico de expansão para ampliar serviços e crescer 50% no segundo semestre de 2015.

O gerente da Kiwa para América Latina e Espanha, Juan CardonaEsbri, destacou a importância do mercado brasileiro, que cresce em torno de 30% ao ano, e a diversidade de produção – da agroecologia familiar ao grande produtor. Por esse motivo,o coordenador da BCS para América Latina, HansjögGoetz, acredita que investir no Brasil é abrir fronteiras do extrativismo ao produto processo/industrializado.

“Hoje, fazemos parte das 20 maiores empresas de certificações do mundo, podemos oferecer aos clientesMarcelo Farias mais serviços de certificação e por conta disso, estamos mais competitivos. Integrar a expertise do Grupo KIWA vai possibilitar crescer em certificações industriais; incrementando o credenciamento na legislação brasileira de orgânicos, onde vamos começar a atuar no segundo semestre de 2015. Nossa meta é crescer 50% com a nova plataforma de serviços”, explica Marcelo Farias, gerente geral da KIWA BCS Brasil.

Sobre a Kiwa BCS Öko-Garantie – Atua no Brasil desde o ano 2.000, em especial nos setores de café, mel, frutas e agroindústrias desses setores. Em agosto de 2014, a certificadora alemãfoi comprada pelo grupo holandês Kiwa, uma das maiores empresas especializadas em proteção ambiental, possibilitando ampliar muito seu leque de serviços.A BCS Öko-Garantie do Brasil certifica desde a semeadura da matéria prima até a prateleira nos supermercados, integrando os processos de acreditação, aceitos por agências certificadoras globais como: Naturland (IFOAM), Bioland, Demeter, Bio Suisse, Soil Association, COFCC (China), USDA, JAS (Japão), Fair Trade, GOTS (Têxtil), entre outras.

IMG_9374

Juan Cardona, HansjörgGötz, Marcelo Farias e Peter Grosh – executivos da Kiwa BCS Öko-Garantie receberam Rogério Dias (coordenador de agroecologia do MAPA), Michelle Mazur, Alethea Macena, Marcia Marçal e Ming Liu (equipe Organics Brasil)

BCS Öko-Garantie do Brasil – www.bcsbrasil.com

Fonte – Marcelo Farias – diretor (48) 9628-4664 – marcelo.farias@bcsbrasil.com

Vera Moreira Assessoria de Imprensa/Tel(11) 3253-0586 e 9 9973-1474

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: