Organis vai representar setores de produção orgânica e sustentável

O grupo do Projeto Organics Brasil fundou o ORGANIS – Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, entidade setorial com missão de “Desenvolver, promover e representar os segmentos nacionais da cadeia produtiva de orientação Orgânica e Sustentável no mercado global.   Ser reconhecido como interlocutor legítimo de produtores, processadores, de empresas e empreendedores brasileiros da cadeia de produção orgânica e sustentável, buscando a união de seus segmentos através da difusão e o aprimoramento de programas de educação e  capacitação de indivíduos, promover e identificar  oportunidades  de inserção e comercialização dos produtos Orgânicos e Sustentáveis no mercado.”

Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, que há dez anos atua no fomento de exportação de orgânicos com apoio da Apex-Brasil, explica porque formaram o Organis: “O escopo do ORGANIS será construir uma representação setorial com foco na promoção do desenvolvimento de toda a cadeia: do setor primário, os agentes das cadeias secundárias e de serviços até o consumidor final. Neste processo, planejamos contar também com a participação de vários integrantes da sociedade civil, seja privada ou pública, através de uma curadoria para atuar e contribuir para a promoção do desenvolvimento do setor. Pretendemos com o ORGANIS construir este foro de discussão e inovação na cadeia produtiva. Toda a construção de uma entidade setorial pressupõe ter o comprometimento de indivíduos e empresas que defendam a causa e a missão.”

Membros ORGANIS
Ming Liu, Roberto Rodrigues e Christophe Allain | Foto:Nathan Broetto

O Organis foi anunciado para o setor, em evento com o grupo do Conselho Curador, presidido pelo empresário Christophe Allain (Jasmine) que já trabalha na elaboraçãodas diretrizes do Conselho há seis meses. “Nosso envolvimento é voluntário e com comprometimento total na formação dessa entidade que reconhecerá o setor de orgânicos e sustentáveis no Brasil e no exterior. Chegou a hora de organizar a cadeia e valorizar nossa participação no mercado, que cresce a cada ano”.

O ex-ministro da Agricultura e diretor da FGV Agro, Roberto Rodrigues, é um dos curadores e entusiasta do Organis desde a primeira reunião para formatar a entidade: “Eu ajudei a lançar a regulamentação dos orgânicos e presenciei as primeiras ações de exposição no exterior. Fico muito contente em acompanhar o crescimento do setor e honrado de estar no ORGANIS. É preciso organizar o setor e trabalhar pelo reconhecimento”.

Há gargalos na produção de orgânicos, mas há grandes demandas que o Organis pretende ajudar a equacionar. “Orgânico e produtos sustentáveis não são modinha. É uma questão de bem estar e consumo consciente, que cresce no mundo todo. A principal feira de negócios BioBrazil Fair/ Biofach América Latina bateu todos os recordes de público e de expositores. Isso mostra que o setor de orgânicos está preparado e precisa de uma entidade representativa”, explica Rogério Dias, coordenador de agroecologia do MAPA e curador também do ORGANIS.

O ORGANIS tem como previsão atuar em todos os segmentos, desde a produção primária, passando por empresas processadoras de transformação e comercialização de produtos certificados, conforme regulamentação nacional e internacional.

O processo de adesão já foi lançado. Informações no site da entidade – www.organis.org.br ou (41) 3362-0200.

Logo ORGANIS

Fonte – Ming Liu – diretor executivo

www.organis.org.br

____________________________________________________________________________________________

          Vera Moreira / Assessora de Imprensa

Tel (11) 3253-0586 e 99973-1474

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s