Encontro internacional em Recife debate as perspectivas e desafios para mobilizar a juventude para a agenda climática

Diálogo integra programação da CBMC, que acontece entre os dias 6 e 8 de novembro

Qual o papel da juventude brasileira nas discussões sobre as mudanças climáticas? Essa é uma das perguntas que integrantes de diversos movimentos sociais, membros de organizações da sociedade civil e legisladores pretendem abordar durante o Encontro Internacional sobre Clima e Juventude, que será realizado no dia 7 de novembro, em Recife (PE). O evento, que é o nono da série “Diálogos Futuro Sustentável” promovida pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) e Embaixada da Alemanha em Brasília, integra a programação da Conferência Brasileira de Mudanças do Clima, que acontece entre os dias 6 e 8 de novembro.

Segundo a pesquisa “Global Shapers Forum”, realizada pelo Fórum Econômico Mundial com mais de 30 mil jovens de 186 países, incluindo o Brasil, a mudança climática e a destruição da natureza foram apontadas como a questão global mais importante por 48% dos entrevistados.

No Brasil, o engajamento dos jovens em questões de mudança do clima é crescente, mas ainda é considerado tímido para um país que ocupa uma parte substancial da Amazônia e tem papel fundamental para regulação do clima global. Por isso, o encontro reunirá lideranças jovens do Brasil, Chile, Alemanha e Inglaterra, que irão compartilhar experiências de seus países e, também, traçar um paralelo com o contexto brasileiro.

O Encontro Internacional sobre Clima e Juventude contará com a presença de representantes de organizações como Fridays for Future Brasil, movimento iniciado pela ativista sueca Greta Thunberg, Engajamundo, Youth Climate Leaders (YCL) e Consulado da Alemanha em Recife. A última fala ficará por conta do Deputado Federal Túlio Gadelha (PDT/PE).

O diálogo será realizado no momento em que o Brasil vive um cenário crítico para o meio ambiente com o derramamento de petróleo na costa brasileira, onde mais de 90 municípios de nove estados do Nordeste foram afetados.

A partir da perspectiva dos jovens participantes, a ideia é explorar também pautas como ativismo e mobilização na perspectiva da juventude brasileira, educação climática, redes dos jovens no Brasil, aprendizados a partir da experiência de outros países no enfrentamento da crise climática e particularidades no contexto de um país em desenvolvimento. Informações e inscrições em: http://www.climabrasil.org.br

Mudança do clima

Conferência Brasileira de Mudança do Clima – https://www.climabrasil.org.br/

Fonte para entrevista: Caio Magri – Instituto Ethos

Inscrições para Imprensa: https://bit.ly/364dXEg

 

Assessoria de Imprensa do Ethos – Rejane Romano

Apoio de imprensa – Vera Moreira Comunicação (11) 3253-0586

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s