Oficinas de educação ambiental gratuitas são oferecidas por escoteiros em Sorocaba

Atividades são abertas para todas as idades e visam promover estilos mais sustentáveis de vida por meio do cultivo de hortas e de uma nova relação com os alimentos e com o meio ambiente

 

Escoteiros convidam toda a população de Sorocaba a aprender sobre educação ambiental e alimentação saudável no próximo sábado, dia 9 de novembro, em duas oficinas do projeto 1000 Hortas, promovido pelos Escoteiros do Brasil – Região de São Paulo e financiado pela Fundação Cargill.

As atividades serão oferecidas em locais diferentes: de manhã, das 9h30 às 12h, a primeira ocorrerá na Pastoral da Pessoa Idosa (Loteamento Jardim Casagrande). No período da tarde, das 14h às 16h30, a segunda oficina será na sede do Grupo ABC (Jardim Saíra).

Na parte da manhã, serão plantadas sementes de hortaliças que poderão ser levadas para casa. O objetivo é mostrar como cultivá-las em ambientes domésticos pequenos, como apartamentos, para depois se tornarem um complemento saudável na alimentação. Enquanto isso, os participantes também aprenderão sobre como começar uma horta de chão em espaços maiores.

Já na parte da tarde, a oficina será focada em dicas e dinâmicas que ofereçam conhecimentos sobre alimentação saudável, além do plantio da horta caseira. Adultos voluntários dos Escoteiros do Brasil serão os responsáveis por aplicar as atividades junto a voluntários da Fundação Cargill. Para participar, basta comparecer aos locais com 15 minutos de antecedência, sem nenhum custo. Opcionalmente, os interessados podem levar um lanche.

1000 Hortas - Divulgação Escoteiros do Brasil (4)
Foto: Divulgação/Escoteiros do Brasil

Artur Malheiros, escoteiro e coordenador do projeto 1000 Hortas, explica a proposta das ações: “Nosso objetivo é que os participantes sejam cativados pela ideia de produzir uma horta em casa e passem a se preocupar com o que estão comendo no dia a dia e de onde vêm esses alimentos”.

 

Projeto 1000 Hortas

O objetivo é conscientizar jovens e adultos sobre a produção dos alimentos, o preparo sem desperdícios e a alimentação balanceada e nutritiva, atingindo o cultivo de 1000 hortas em todo o estado. Afinal, ser saudável influencia na qualidade de vida de todos os indivíduos – e nada melhor do que viver bem enquanto fazemos uma boa ação e cuidamos do planeta.

 

Escotismo

O Escotismo é um movimento de educação não formal baseado em valores. Está no Brasil há mais de 100 anos e possibilita aos jovens desenvolverem competências para se tornarem cidadãos ativos e criarem mudanças positivas em suas comunidades e no mundo. O programa educativo atende jovens divididos em faixas etárias, também chamadas de Ramos: 6,5 a 10 anos (Ramo Lobinho); 11 a 14 (Ramo Escoteiro); 15 a 17 (Ramo Sênior) e 18 a 21 (Ramo Pioneiro).

O Movimento Escoteiro acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, é possível formar jovens empenhados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É praticado nos 26 estados brasileiros e no distrito federal, totalizando mais de 100 mil escoteiros em todo o país. No estado de São Paulo, o efetivo conta com 28 mil escoteiros.

 

Serviço

Oficinas 1000 Hortas – Educação Ambiental e Alimentação Saudável
Data: 09/11/2019

Manhã
Horário: 9h30 às 12h
Local: Pastoral da Pessoa Idosa – Avenida Pirelli, Loteamento Jardim Casagrande, Rua Três, nr. 1070 – Referência: Prismyan

Tarde
Horário: 14h às 16h30
Local: Sede do grupo ABC – R. Marco Francisco Garcia Chiruatto, 115, Jd. Saíra – Sorocaba https://goo.gl/maps/n7b75ayYhttxqn5x7

Inscrições: Não haverá inscrição. Comparecer no local com 15 minutos de antecedência.

Para conhecer mais, acesse www.escoteirossp.org.br 

 

Contato – Assessoria de Imprensa

Natália Freitas e Fernanda Drumond
Tel.: 11 3154-5500 – ramal 7
e-mail: comunicacao@escoteirossp.org.br

Apoio de Imprensa – Vera Moreira Comunicação – veramoreira@veramoreira.com.br

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s