Professores creem que Covid-19 mudou relações do trabalho mundial

Após o lockdown na Europa, países como Portugal, que já flexibilizou toda a economia, podem servir de parâmetro sobre os impactos trabalhistas durante o isolamento na pandemia de Covid-19. Para debater o tema, o advogado Paulo Sergio João, professor de Direito do Trabalho da PUC, FGV e FACAMP, recebeu o Dr. João Leal Amado, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, para um webinar mediado pelo Desembargador Marco Antonio Marques da Silva.

Webinar 28 de julho
Amado, Des. Marco Antonio e Prof Paulo Sergio João

Em Portugal, o governo ajudou os empresários a enfrentar o layoff, uma medida emergencial que suspende temporariamente o contrato de trabalho, e o isolamento social foi rígido. “Precisamos agir rápido e seguir as orientações do governo. Tudo parou por quatro meses para não comprometer o serviço de saúde, mesmo assim tivemos a perda 1.700 vidas. Agora, com o retorno das atividades, damos oxigênio à economia e temos baixo índice de litígio trabalhista. Mas, o dinheiro do governo acabará e – certamente – teremos demissões e problemas com empresas que afetarão toda cadeia: se não recebe, não consome e a preocupação é ter uma espiral descendente”, informou Prof. Amado.

E qual o cenário brasileiro? Prof. Paulo Sergio João mostrou que a situação é parecida, com ajuda emergencial do governo, MPs que viabilizaram manutenção de emprego e pouco litígio judicial. ”Vivemos uma ficção. Precisamos entender que os direitos trabalhistas impactam os problemas sociais. A pandemia deixou o mundo mais igual na crise e mostrou a importância da proteção do trabalho. Espero que essa nova sociedade edifique maior autonomia contratual, com construção mais sólida de compliance e valorização dos direitos trabalhistas”.

De consenso, os professores de Direito Trabalhista acreditam que as crises econômica e social provocadas pela Covid-19 vão impactar as percepções das futuras relações de trabalho com um olhar mais benevolente.

Apresentação PSJ - Webinar 28-07

 

Vera Moreira/ Assessoria de Imprensa do Paulo Sergio João Advogados
(11) 99989-6217 – vera@veramoreira.com.br

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s